Skip to content

Embaixador Quizalize: Humberto Massareto (Brasil)

Embaixador Quizalize Brasil

Quizalize apresenta: Humberto Massareto – Embaixador Quizalize Brasil

Esse mês Quizalize teve o prazer de conversar com o professor Humberto Massareto, formado em Comunicação Social (com especialização em Publicidade e Propaganda) pela ESPM; Especialização em PNL; Pós Em Criatividade; MBA em Tecnologia da Educação; Mestrado Internacional em Criatividade & Inovação; Mestrado em Gestão da Educação Profissional; em curso Pós em Neuropsicopedagogia.

Professor Massareto, falou sobre sua experiência trabalhando em diversas agências de publicidade, como autor de livros e seus projetos com o SEBRAE, um projeto para o desenvolvimento do potencial criativo dos Micros e Pequenos Negócios Nacionais, implantado em mais de 10.000 empresas.

Olhando para o projeto com o SEBRAE, eu vejo uma clara convergência da Solução Quizalize, que agrega Criatividade, o Fluxo (Mihaly) da Gamificação, a Inovação (os games, obrigado por explicar como funcionam) e a Neuro estimulação cognitiva.

O time da Quizalize fez algumas perguntas para o professor Humberto. Nós esperamos que outros professores brasileiros também se inspirem para aumentar engajamento dentro da sala de aula.

O que te levou a procurar uma plataforma de quiz e gamificação de conteúdo?

Eu acredito que quando nos divertimos aprendemos mais e melhor. Comparo com a publicidade ou as séries, o Fluxo que cria Balanceamento entre Habilidade versus Desafio (a teoria de Mihaly), mantém o interesse, como num vídeo game, que conquista um/a jogador/a e promove a imersão, de onde se emerge modificado e melhorado com o que se aprendeu. Eu aplicava exercícios impressos baseados em jogos, antes de a Gamificação ser considerada estratégica para organizações ou mesmo em aulas. Passei pelo clássico canadense HotPotatoes (e dei muita aula e palestra sobre ele), onde era possível construir interessantes interações, que conquistaram a atenção de usuários. Em meu MBA de Tecnologia Educacional entendi as conexões das teorias de aprendizagem Experiencial e da Significativa, ao mesmo tempo em que explorava as novidades lançadas. Pesquisa, pesquisa sempre, que me trouxe ao Quizalize. 

O que te fez escolher Quizalize?

(1) Interface amigável (eu fico confortável em qualquer interface, mas como sou consultado sobre alternativas no que se refere à tecnologia educacional – games e quizzes incluídos), privilegio aquela que seja mais intuitiva, nesse quesito o Quizalize, além de elegante, dá um show em termos de ser amigável, o que proporciona uma curva de aprendizagem de curta duração.

(2) Variedade de opções de atividades.

(3) Possibilidade e facilidade em organização hierarquizada – Salas, Grupos, Atividades, Tipo de Avaliação, Acompanhamento das performances, Relatórios que indicam, por exemplo, quais alunos necessitam de algum tipo de reforço e em qual assunto específico (nesse caso a eficiência será proporcional ao planejamento da atividade proposta, responsabilidade de quem a elabora).

(4) Integração com o Google Classroom e Google Forms (ainda não testei, mas já entendi como funciona, o que proporcionará um ganho expressivo de tempo nos casos de quem já tenha atividades ali disponibilizadas).

(5) Suporte rápido e eficiente.

(6) Responsividade, as atividades acomodam-se elegantemente em diferentes dispositivos, e é possível conferir durante a elaboração, acionando os botões que simulam os diferentes dispositivos (mesa, tablet e celular).

(7) Os Games que são muito envolventes.

Qual dica você daria para quem está começando a usar Quizalize?

Na verdade é uma dica dividida em 3 etapas, que eu sempre uso diante de um app novo: 1. Explore a galeria, 2. Experimente e 3. Troque ideias na comunidade virtual e/ou com pessoas que já utilizam a solução (uma ótima opção é acessar a página da Quizalize no Facebook). Caso você não fale Inglês, sem problemas, você pode usar o tradutor do navegador Google Chrome para facilitar sua navegação (veja o vídeo abaixo)

O teacher Humberto gravou um vídeo super completo para todos os professores brasileiros que queiram experimentar Quizalize pela primeira vez (de graça), ou para aqueles que já conhecem a plataforma mas desejam descobrir dicas extras. Veja abaixo:

  • Versão rápida: 6 minutos
YouTube player
  • Versão completa: 20 minutos
YouTube player

Veja também o novo vídeo do professor Humberto, aonde ele ensina como trazer o seus Google Forms para a Quizalize. Diga adeus para formulários chatos e descubra o que voce pode fazer de graça com a nova integração entre o Google Forms e a Quizalize.

YouTube player

Você divulga seus Quizalize quizzes em outras canais de comunicação (blog, website, redes sociais)?

Divulgo em meu site, no espaço virtual das aulas e também no FaceBook e WhatsApp. Atualmente preparando um conjunto de quizes para o LinkedIn, com uma abordagem mais focada no profissional. Seguem alguns exemplos de quizzes criados por mim:

Você quer saber mais sobre o trabalho do professor Humberto? Clique aqui!

Curioso sobre como utilizar a Quizalize na sua escola, aumentar engajamento com seus alunos e saber quem precisa de ajuda instantaneamente?

Faça como o professor Humberto, clique aqui e cria sua conta na Quizalize (uma empresa Zzish) – é de graca, experimente hoje!

Você tem alguma dúvida ou gostaria de compartilhar sua experiência? Comente abaixo ou mande um email (em portugues ou ingles para luis@zzish.com)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.